quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Rio e Casario

Levar o bloco na bolsa enquanto se pedala pela ciclovia também permite parar de vez em quando para desenhar. No primeiro desenho, uma vista distante sobre o castelo de Torres Vedras e a cidade, no segundo, um caminho agrícola e algumas notas sobre um pomar.
Na segunda folha, noutro dia a pé, registei uma garça branca no rio Sizandro antes de chegar ao Choupal e o casario sobre a encosta que leva ao Forte São Vicente.
O rio Sizandro já foi um rio bastante poluído, era um lodo negro nauseabundo mas nos últimos anos houve um esforço de controlo de esgotos e reintrodução de peixes, apesar de já terem morrido e sido reintroduzidas varias vezes. é muito interessante ver garças a pescar perto da cidade.
Infelizmente certos pontos do rio e ribeiras ainda possuem poluição, torna-se grave devido à contaminação da água e do ar pelo mau cheiro, mas principalmente grave pela ideia errada de que o rio leva tudo e de que a chuvas o limpam, depois de uma chuvada, manchas e detritos descem o rio, os açudes de lixo e químicos são desbloqueados e às vezes a toxicidade varre toda a flora e fauna, chegando a matar zonas saudáveis onde peixes já se estabeleceram.



Sem comentários: