domingo, 27 de dezembro de 2015

Molduras

Depois de dar uso ao avental e ajudar na tradicional filhós, trocar de turno leva-me a esperar riscando o papel, desta vez na sala da avó cheia de molduras recheadas de retratos.

sábado, 26 de dezembro de 2015

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sobremesas



O que fazer de sobremesa no fim do ano?
Tanta escolha...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Linhas e Cabelos I



Caneta Pilot G-TEC-C4, definitivamente não faz parte das minhas favoritas, gosto de canetas precisas com tinta impermeável de secagem rápida, algo difícil neste instrumento.
Às vezes imprevisível, tem o fluxo de gel/tinta inconstante (difícil de controlar), principalmente se o papel possuir alguma textura (chegando a recusar-se riscar).
A tinta/gel em traços grossos leva algum tempo a secar, o que me impede de ter uma postura mais descontraída tocando com os dedos no papel, facilmente surgem borrões ao mínimo toque.
No entanto, pelo que tenho observado, com a articulação de pincel e cor parece funcionar bem em desenhos mais orgânicos com menor clareza e maior dinamismo. 


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

São Pedro e Natal

Largo de São Pedro em Torres Vedras, alguns habitantes locais em fotossíntese enquanto outros passam atarefados em compras, tudo recheado de espírito Natalício.
Apesar de algumas esplanadas estarem fechadas, um certo patamar de idade conversava calmamente no largo, em pequenos grupos ou sozinhos, aproveitavam se os últimos raios de sol até a sombra chegar e o largo esvaziar.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Rio e Casario

Levar o bloco na bolsa enquanto se pedala pela ciclovia também permite parar de vez em quando para desenhar. No primeiro desenho, uma vista distante sobre o castelo de Torres Vedras e a cidade, no segundo, um caminho agrícola e algumas notas sobre um pomar.
Na segunda folha, noutro dia a pé, registei uma garça branca no rio Sizandro antes de chegar ao Choupal e o casario sobre a encosta que leva ao Forte São Vicente.
O rio Sizandro já foi um rio bastante poluído, era um lodo negro nauseabundo mas nos últimos anos houve um esforço de controlo de esgotos e reintrodução de peixes, apesar de já terem morrido e sido reintroduzidas varias vezes. é muito interessante ver garças a pescar perto da cidade.
Infelizmente certos pontos do rio e ribeiras ainda possuem poluição, torna-se grave devido à contaminação da água e do ar pelo mau cheiro, mas principalmente grave pela ideia errada de que o rio leva tudo e de que a chuvas o limpam, depois de uma chuvada, manchas e detritos descem o rio, os açudes de lixo e químicos são desbloqueados e às vezes a toxicidade varre toda a flora e fauna, chegando a matar zonas saudáveis onde peixes já se estabeleceram.